O Canadá, com cerca de 21% de estudantes internacionais, destaca-se por oferecer estudos acessíveis e variabilidade climática, contrariando estereótipos. Com 37,6 milhões de habitantes, a maioria reside próximo à fronteira com os EUA. Segundo o ranking da U.S. News and World Report de 2023, o Canadá conquistou a segunda posição como o melhor país do mundo, com ênfase em sua economia sólida e elevada qualidade de vida, além de apresentar um PIB de $2,14 trilhões.
Diferente de países como USA e outros, o sistema de Saúde no Canadá é público e administrado por suas províncias.
O estudante internacional assim como sua família pode ter acesso ao sistema de saúde público dependendo da província, sendo que esse benefício tem pode ter um custo mensal.
O ideal é contratar uma empresa de assessoria que buscará opções de imóveis de acordo com o seu perfil, em nossa página de parceiros você também pode encontrar algumas opções para te ajudar.
O papel da consultoria é auxiliar em todo o processo até a finalização do contrato do seu imóvel, inclusive se você ainda estiver morando em seu país de origem.
Caso prefira conhecer melhor a cidade, os bairros e a vizinhança antes de decidir, é recomendável contratar um serviço de locação temporária em um local totalmente mobiliado, onde você permanecerá por no mínimo 30 dias e poderá realizar a busca pelo seu imóvel
Se optar por buscar o imóvel por conta própria, tenha atenção redobrada antes de fechar o contrato de aluguel:
1. Esteja atento a golpes. Aqui existem anúncios fraudulentos que solicitam pagamento antecipado para imóveis inexistentes.
2. Os principais sites para busca de imóveis são: Facebook Marketplace, Rentals, Craigslist, Zumper, Kijiji.
3. Não deposite nenhum valor antes de visitar o local e assinar o contrato com o Landlord.
4. Cada província tem um valor máximo de depósito de segurança a ser feito para o proprietário. Verifique as regras em sua província antes de efetuar o depósito.
5. Antes de visitar o imóvel, verifique o endereço no Google Maps para avaliar o acesso ao transporte público até a região de trabalho/estudo (trace uma rota pelo Google Maps).
6. Agende visitas aos imóveis e chegue entre 5 a 10 minutos antes do horário, pois os canadenses são pontuais.
7. Durante a visita ao imóvel, demonstre uma imagem positiva para o seu futuro locador, pois isso pode fazer a diferença para a aprovação, especialmente se houver outros interessados no imóvel.
A maioria das instituições exige um mínimo de 6.5 no IELTS, sem pontuação inferior a 6.0 em qualquer banda. Se você não atender a esse requisito, há opções de realizar um curso intensivo de inglês (pathway) antes de iniciar os estudos para alcançar o nível necessário. Esses cursos são oferecidos pela instituição ou por parceiras. O tempo necessário dependerá do seu nível atual; por exemplo, se você possui CLB 5.0, provavelmente precisará estudar pelo menos um semestre. Algumas faculdades têm requisitos de inglês mais flexíveis, principalmente programas de Career College.
Atualmente, em 2024 e 2025, para trazer o seu cônjuge é necessário que você esteja matriculado em um Programa de Mestrado ou Doutorado. Isso significa que, enquanto você estuda em período integral, seu cônjuge pode trabalhar em tempo integral.
Caso tenha filhos menores de idade, eles podem obter um visto de estudante e estudar gratuitamente em escolas públicas no Canadá, desde que você se qualifique para esse benefício.
Se o seu curso for full-time e a instituição de ensino estiver aprovada pelo governo como DLI (Designated Learning Institution), logo você como estudante poderá trabalhar até 20 horas por semana e full-time nos períodos de break (férias escolares) autorizados pela sua instituição de ensino.
Existem também cursos onde o aluno estuda por um período de tempo e após a finalização da parte teórica do curso poderá trabalhar por um tempo determinado, isso é chamado Co-Op.
Sim existe essa possibilidade, para isso o seu curso deve estar listado como DLI (Designated Learning Institution) junto ao governo canadense e ser aprovado para PGWP (Post Graduate Work Permit) ao qual o governo do Canadá poderá lhe conceder entre 01 ano a 03 anos de visto para trabalho.
O tempo de visto varia de acordo com o tempo que você estudou e a modalidade do curso.
Sim é possível desde que ele (a) tenha um visto que permita o trabalho no Canadá. No país existem muitas oportunidades para pessoas com o nível inglês básico, na sua maioria são vagas de emprego entry level, tais como: line cook, dish washer, delivery driver, grocery clerk, etc.
Assim que vocë estiver planejando vir ao Canadá, o ideal é começar a fazer seu resume (currículo) e a cover letter (carta de apresentação) em inglês.
Assim chegando aqui ele (a) já pode começar as aplicações para as vagas de emprego.
As formas mais usuais para se buscar vagas são através dos sites: Indeed, LinkedIn, Glassdoor, Ziprecruiter, Joblist, etc.
Mas também faz parte da cultural do Canadá receber currículos pessoalmente, principalmente para posições em restaurantes, supermercados, etc, pois são ambientes com maior rotatividade de empregados.